• Banner
  • banner 22
  • banner 10

Ortodontia

Aparelho de Safira

O aparelho de Safira é uma excelente alternativa para aqueles que buscam uma solução estética, pois fica quase imperceptível na boca! Os braquetes de safira não mancham ou ficam amarelados, esse é outro grande benefício. Isso tudo é somado ao seu desempenho diferenciado durante o tratamento. São muito resistentes e não descolam ou quebram com facilidade. Outra grande vantagem é que a quantidade de atrito do material é inferior ao da porcelana e do policarbonato, o que faz o aparelho ser mais eficaz.

 

Autoligado

Os braquetes autoligados, como o próprio nome diz, não necessitam de uso de elásticos ou amarrilhos para prender o fio e são mais flexíveis podendo ficar até 12 semanas sem serem trocados.

Vantagens

  • Acumula menos placa bacteriana, possibilitando melhor higienização.
  • Minimiza a necessidade de extrações dentários.
  • Material de alta tecnologia (fio de níquel-titânio termoativado), onde a força é ativada pela temperatura da boca.
  • As manutenções são feitas em um intervalo de tempo maior, sem prolongar o tempo do tratamento.
  • Possui formato mais arredondado, tornando-se mais confortável.

 

Aparelhos Ortodônticos Convencionais 

É constituído basicamente por peças metálicas (arco e bráquetes) e pequenos elásticos de látex (que servem para prender o arco aos bráquetes). Atualmente também existem aparelhos convencionais fabricados com materiais mais estéticos (elásticos de látex transparentes e bráquetes claros, normalmente fabricados em policarbonato, porcelana ou safira).

O funcionamento do aparelho ortodôntico convencional consiste primeiramente na colagem de peças aos dentes (chamadas de bráquetes) que só serão retiradas ao final do tratamento. Cada bráquete possui um formato específico para a anatomia do dente em que será aplicado. Em seguida, um arco é colocado em cada bráquete e é preso por elásticos.

Durante o tratamento, haverá a aplicação gradual de uma determinada força sobre cada um dos dentes, a fim de alinha-los e posiciona-los adequadamente. Portando, o paciente precisa ir ao consultório com uma certa regularidade (determinada pelo ortodontista) para realizar os ajustes de força e eventualmente trocar as borrachinhas que perderam a capacidade elástica com o tempo. Incômodos e a sensação de apertamento podem ser sentidos nos primeiros dias após a realização dessas ativações, mas isso é considerado normal.

Esse modelo de aparelho também requer do paciente um cuidado especial com relação à higienização bucal, para evitar a retenção de fragmentos alimentares e formação de placa bacteriana em torno dos elásticos e dos bráquetes.